Eclipse brevis, Ars longa
Segunda-feira, 8, já foi, não torna a ser, houve Eclipse, muito breve, das SUGESTÔES, mas ainda há recuperações à vista desarmada, ao contrário do verdadeiro (? lembremos Platão e as ilusões da realidade) eclipse, do Sol, fintado em pleno dia por Sua Majestade, a Lua, que exigia filtros eficazes para ser bem visto, além, pois claro, que um plebeu estivesse no México ou América do Norte adentro – porém, a quem não teve esse privilégio, o próximo fenómeno está agendado para 2444, pode marcar-se a viagem com calma
às 18h15, na Mezzo, Martha Argerich joue Tchaïkovsky et Prokofiev; 1977, 61’
às 20h04, na TV5, Secrets d'histoire- Nostradamus, ou comment prédire son avenir... 120’
às 22h45, na RTP2, Visita Guiada
Terça-feira, 9
às 10h45 e às 15h45, na Antena 2, Alma Mater: Kiri Te Kanawa, por Paula Castelar
às 12h30, na Mezzo, Haydn : Les Sept dernières paroles - Le Concert des Nations et Jordi Savall ; 67’
às 15h30, no Auditório Municipal Maestro César Batalha, Galerias Alto da Barra, Oeiras, Masterclass da História do Cinema– Da Palavra à Imagem: Boneca de Luxo - Breakfast at Tiffany's, de Blake Edwards
[0€; senhas a partir das 15h00]
às 17h00, na Antena 2, A Propósito da Música: Os Quartetos de Beethoven, por Alexandre Delgado
às 19h00, na Antena 2, transmissão em directo do Museu Nacional de Arte Antiga, Concerto Antena 2: obras de Georg Philipp Telemann, Johann Kaspar Mertz, Malcolm Arnold, Federico Mompou, Manuel de Falla e Alberto Ginastera, com Diogo João, guitarra
às 19h00, na Casa Fernando Pessoa, Clube dos Poetas Vivos, com Ana Paula Tavares
[0 €; senhas a partir das 18h00]
às 20h00, na ARTE e aqui, Des femmes au service du Reich; 92’
às 22h50, na RTP2, Burgess, The Prophecy of a Clockwork Orange
às 23h00, na RTP3, Tudo é Economia
às 24h09, na TV5, Secrets d'histoire- Nostradamus, ou comment prédire son avenir... 120’
às 26h00, na Mezzo, documentário: André Midani : dans les coulisses de la musique brésilienne; 114’
Quarta-feira, 10
às 10h00, na Mezzo Live, Europakonzert 2022: Elina Garanca, Berliner Philharmoniker e Kirill Petrenko
às 10h10, na Mezzo, Martha Argerich joue Tchaïkovsky et Prokofiev; 1977, 61’
às 11h31, na TV5, En train à travers la Suisse - À bord du GoldenPass Belle Époque, de Montreux à l'Oberland bernois; 52’
às 17h30, no Nimas, Lilith e o Destino, de Robert Rossen, com Warren Beatty, Jean Seberg, Peter Fonda, Kim Hunter; 1964, 114’
às 18h00, no Museu de Lisboa - Santo António, ciclo “Quem escreve sobre ti, Lisboa?” Crónicas de Lisboa comentadas pelos autores, Ferreira Fernandes e Nuno Saraiva
[0 €; inscrição reservas@museudelisboa.pt]
às 19h00, na Cinemateca, Stavisk, de Alain Resnais, argumento – Afair [Serge Alexandre] Stavisk – de Jorge Semprún, com Jean-Paul Belmondo, François Périer, Anny Duperey, Michael Lonsdale, Roberto Bisacco, Claude Rich, Charles Boyer e outros, incluindo Gérard Depardieu, num papel fugaz, mas início de longa colaboração com o realizador; 1974, 120’
[nada a ver e esperando não ferir suscetibilidades, há uma interessante série “podcast”, em 6 episódios, sobre o nosso Pedro Caldeira, aliás, um dos nossos, em matéria de escândalos financeiros damos cartas: https://observador.pt/programas/o-encantador-de-ricos/]
às 19h58, na TV5, Des racines & des ailes - Terroirs d'excellence en Auvergne; 117’
às 21h55, na ARTE, La voix humaine, de Pedro Almodovar; com base em peça de Teatro de Jean Cocteau; música de Alberto Iglesias; com Tilda Swinton; 2020, 30’
às 22h25, na ARTE: "Le chagrin et la pitié" - La France de Vichy dynamitée, de Joseph Beauregard ; 61’
[também disponível online]
às 23h10, na RTP2, A Guerra do Vietname; episódio 3/3
Quinta-feira, 11
às 10h00, na Mezzo Live, Europakonzert 2022: Elina Garanca, Berliner Philharmoniker e Kirill Petrenko
às 13h00, no Nimas, O Prazer, de Max Ophüls; 3 contos de Guy de Montpassant: A máscara, A Casa Tellier, A Modelo; comédia, 1952, 97’
às 13h25, na Casa-Museu Medeiros e Almeida, Reatribuição de um retrato – Anthonis Mor ou Adriaen Thomasz Key?
[0€; repete dia 25, de Abril, sempre!]
às 17h30, na Cinemateca, Chinatown, de Roman Polanski; com Jack Nicholson, Faye Dunaway e John Huston; 1974, 131’
às 18h00, no Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, palestra “Do mobiliário de Manuel Teixeira Gomes”, por Pedro Bebiano Braga
[0€]
às 21h00, na Aula Magna, « Cantar a Revolução”, com Maro e participação do Coro da Universidade de Lisboa: canções e peças de José Afonso, Sérgio Godinho, José Mário Branco, Fernando Lopes-Graça e mais algumas surpresas
[22€-42€]
às 21h30, na Cinemateca, La Donna Nella Resistenza, de Liliana Cavani; documentário, reportagem jornalística e entrevistas, exibição na RAI a 9 de Maio de 1965, pelos 20 anos da Libertação das ditaduras nazis e fascistas
[primeira apresentação na Cinemateca]
às 23h05, na Mezzo, Martha Argerich, Maria Joao Pires, Orchestre de la Suisse Romande, Daniel Harding : Mozart, Mahler; 93’
às 26h00, na Mezzo, Haydn : Les Sept dernières paroles - Le Concert des Nations et Jordi Savall ; 67’
às 24h11, na TV5, 400 millions de critiques - depuis le centre d'arts Flagey; 52’
Sexta-feira, 12
às 18h00, no lobby do Hotel Tivoli Avenida Liberdade, Celebrar Abril, com Maria Anadon; Víctor Zamora, piano; Nelson Cascais, contrabaixo; e Alex Damasceno, bateria
[0€]
às 19h00, na Biblioteca de Alcântara, conferência Os Militares Portugueses e a Guerra Fria: A Importância da Participação na NATO, por Daniel Marcos
[0€]
às 21h30, no Centro Cultural e Congressos, Caldas da Rainha, Gran Partita: Mozart, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa
[10€]
E mais além:
de 15 e 19 de Abril, Auditório Municipal Ruy de Carvalho: 4ª Mostra de Teatro das Escolas de Oeiras
[0€]
dia 16, às 18h30, na Galeria de Arte Moderna da SNBA: inaugura exposição “Pouca Vergonha”, dos alunos finalistas do Curso de Produção Artística - especialização em Gravura e Serigrafia
[organização Sociedade Nacional de Belas-Artes e Escola Artística António Arroio]
de 20 e 28 de Abril 2024, no Teatro São Luiz, Lisboa: Quis Saber Quem Sou, encenação de Pedro Penim, direção musical de Filipe Sambado, um elenco de jovens músicos e atores revisita canções revolucionárias e histórias pessoais das gerações que fizeram o 25 de Abril
[até ao final do ano, apresentações em Aveiro, Porto, Loulé e Coimbra]
dia 19 às15h00, Auditório da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho, prova de Doutoramento em Filosofia, pela Mestre Ana Catarina Moiteiro das Neves; tese: “Justifying an Unconditional Basic Income: reciprocity, productive justice and the impact of UBI in the labour market: the portuguese case”
até 21 de Abril, na Galeria São Mamede: Exposição "Ver-Olhar - Pinturas Recentes", de Jaime Silva, a celebrar 50 anos de carreira; texto de catálogo de José Manuel de Vasconcelos
[Rua da Escola Politécnica, de segunda a sexta-feira, das 11h00 às 20h00 e ao sábado das 11h00 às 19h00]
de 23 de Abril a 5 de Maio, no Teatro Municipal do Porto: DDD – Festival Dias da Dança
de 16 a 25 de Maio: 23ª Edição do Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa – FATAL